Atuar sobre todos os equipamentos médico-hospitalares inoperantes de modo a resolver os problemas de baixa e médica complexidade dentro do menor espaço de tempo.
Atualizar periodicamente todos os equipamentos médico-hospitalares (EMH) disponíveis no hospital, identificando em detalhes os dados do equipamento, sua localização física, estado operacional e seu histórico de aquisição.
Acompanhar os serviços terceirizados registradas em formulário de acompanhamento próprio, objetivando um melhor controle e desempenho destes serviços, além de assessoramento para a contratação de outros serviços especializados.
Avaliar a consistência técnica e os custos das propostas oferecidas pelos prestadores de serviços quando realizado reparo de EMH, através de orientações técnicas e estudos de viabilidade econômica.
Os serviços técnicos programados de aferição e calibragem, que por sua natureza acarretarem a paralisação dos equipamentos, deverão ser executados em dias e horários não coincidentes com o expediente dos setores, acordados pelos responsáveis da área.
Executar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico-hospitalares de baixa e média complexidade. A manutenção preventiva de EMH deverá ser realizada com base em “check list” técnico adequado às características dos equipamentos e atendendo recomendações técnicas de manuais especializados, ou aqueles julgados pela direção da Unidade como essenciais à realização das atividades fim da Unidade.
Assessorar à direção na avaliação da obsolescência e/ou alienação dos equipamentos médico-hospitalares, emitindo parecer técnico, baseado em inspeção técnico-operacional, histórico de falhas, e etc.
Apresentar cronograma de atividades, planos de trabalho, rotinas de manutenção preventivas e corretivas, apropriadas às respectivas operações, que deverão ser pactuados mutuamente. Mensalmente, ou sempre que solicitados, apresentar relatórios gerenciais que contemplem indicadores de desempenho como: custo de reparo, custo de contrato de manutenção e resolução total das OS abertas no período.
Implementar ações gerenciais baseadas em dados históricos, objetivando melhorias de qualidade e redução dos custos.
Realizar treinamentos aos usuários/operadores em relação aos procedimentos funcionais dos equipamentos, visando estabelecer rotinas para aumentar a vida útil destes.
Acompanhar e avaliar itens como: custo, tempo de atendimento a OS, tempo de parada dos EMH submetidos a reparo, e outros.
Fornecer partes, peças, insumos e materiais para operacionalização e manutenção dos EMH até valores mensais pré-definidos, e também, contratação de alguns serviços, desde que estes tenham o consentimento e a autorização prévia da Direção, cujo valor aplicado deverá ser pago no período.
Agilizar o processo de compra e informar a previsão de entrega do material. O relatório mensal final de prestação de contas será apresentado em forma de planilha contendo as informações: número de OS (Ordem de Serviço), descrição do equipamento, cadastro, patrimônio, descrição dos serviços, descrição da peça aplicada, quantidade aplicada do item, número da nota fiscal de compra da peça, razão social da nota fiscal de compra, custo unitário da peça, valor aplicado na OS e valor total aplicado no período.
Elaborar projetos básicos para a contratação de serviços de reparo e para contrato de manutenção preventiva e corretiva, incluindo a realização da pesquisa de preços com parecer técnico-financeiro da contratada para as propostas ofertadas.
Assessorar a direção na elaboração de especificação técnica de EMH pra fins de aquisição e/ou locação de equipamentos médico-hospitalares, considerando as exigências estabelecidas antes e após a aquisição destes.
Promover melhorias e atualização tecnológica no sistema informatizado e no processo de gerenciamento de equipamentos e incorporação de tecnologias, sempre que identificada à oportunidade de prover melhores resultados pela gerência de Engenharia Clínica da Unidade Hospitalar.
Obedecer rigorosamente a disciplina interna das Unidades, no que visar, circulação de pessoas, entrada e saída de bens e equipamentos e outros.
Disponibilizar profissionais técnicos e administrativos, em período integral comercial, todos treinados para exercerem as atividades de gerenciamento e assistência técnica nos equipamentos médico-hospitalares. Em regime de sobreaviso, disponibilizar uma equipe para atender a quaisquer chamados de emergência fora deste horário, sem exceção de sábados, domingos e feriados. Mantendo um controle de freqüência no local do trabalho, além de possuir equipe técnica de apoio coordenada por engenheiro supervisor de todo o serviço.
METAS
Executar a manutenção corretiva em equipamentos médicos com indicador de resolutividade superior a 65%, a partir do final do primeiro bimestre do início da vigência do contrato, e superior a 70%, a partir do final do segundo bimestre do início da vigência do contrato. Os itens que não possuírem tombamentos não serão considerados equipamentos e sim acessórios, e devem ser gerenciados separadamente. Nos casos de defeitos em acessórios de equipamentos (ex.: placa de bisturi, cabos e manguitos de monitores multi-parâmetros), a ordem de serviço deve ser aberta para o acessório e não para o equipamento.
Executar a manutenção preventiva continuada em equipamentos de baixa e média complexidade técnica dos setores das unidades.
Apresentar o indicador Tempo Médio de retorno inferior a 10 dias.
Executar o gerenciamento informatizado de equipamentos médico-hospitalares, constando, além do sistema informatizado, elaboração de cronogramas de manutenção e projetos básicos, assessoria para incorporação tecnológica e treinamento de operadores de equipamentos médicos-hospitalares.
Redução do número de chamadas técnicas externas (empresas), em razão de: a) aumento da resolutividade interna para cerca de 70 a 80% das Ordens de Serviço, ou seja com o nosso próprio staff técnico sem necessidade de chamar empresas, b) implantação de rotinas de manutenções preventivas, preditivas e detectivas, c) controle de qualidade e d) treinamento dos usuários para operação dos EBs – Equipamentos Biomédicos.
Redução do tempo médio para reparos (MTTR – Medium Time To Repair) dos EBs – Equipamentos Biomédicos, com atendimento mais rápido no próprio local, acompanhamento e fiscalização dos encaminhados a terceiros.
Aumento do tempo médio entre as paradas por falhas e defeitos (MTBF – Medium Time Between Failures), aumentando a disponibilidade de uso e reduzindo o lucro cessante do parque instalado.
Aumento da produtividade operacional em função do controle de qualidade, com equipamentos aferidos, calibrados e treinamento para operação.
Análise e avaliação de propostas de reformas e serviços corretivos nos equipamentos e instalações.
Análise, avaliação, acompanhamento e fiscalização dos serviços, dos contratos de manutenção, otimizando a relação custo-benefício.
Gerenciamento informatizado das ordens de serviços, gerando documentação com memória técnica, custos, etc.
Aumento da vida útil do parque instalado.
Maior segurança dos equipamentos e instalações auxiliando na Tecno-vigilância e na aplicação das tecnologias ao paciente.
Respaldo legal quanto a Responsabilidade Técnica, em caso de acidentes e falhas.
Intercâmbio com outras instituições e órgãos que mantemos contratos ou serviços de gerenciamento e manutenção.
Remanejamento de mão de obra qualificada para solução de problemas específicos ou em função da demanda, devido à experiência e competência de nosso staff de engenheiros e técnicos atuando em outros clientes.
Controle sempre atualizado de todo o patrimônio de tecnologias, com o acompanhamento de todo o ciclo de vida, desde sua aquisição, instalação e utilização, até suas manutenções, custos, localização, reformas, transferências e alienação.
Relatórios técnico-administrativos para avaliação de resultados, resposta em tempo, produtividade, marcas, equipamentos, empresas, setores, departamentos, tecnologias em fase de obsolescência, etc.
Com o gerenciamento tecnológico e manutenção, reduções de 30 e até 40% nos custos de manutenção de equipamentos.
Estudos de obsolescência e especificação de novos equipamentos, consultoria e assessoria no planejamento tecnológico e de infra-estrutura predial, instalações elétricas e de gases medicinais.
Com a implantação dos conceitos e metodologias de trabalho da Engenharia Clínica, resultando em rotinas documentadas para instituição, estaremos propiciando o atendimento de exigências da ANVISA e facilitando certificações como ISO 9000 e Acreditação Hospitalar.
ASPECTO LEGAL
O principal aspecto legal é o de responsabilidade civil concernente a acidentes ou falhas de equipamentos e instalações. O CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, através dos CREAs – Conselhos Regionais de Engenharia, obriga que os Hospitais tenham Engenheiros Eletricistas ou Eletrônicos e Mecânicos, como “Responsáveis Técnicos” de manutenção dos equipamentos biomédicos, demais equipamentos e instalações elétricas e mecânicas. Portanto, com as nossas atividades implantadas, o Hospital estará respaldado em relação à Responsabilidade Técnica, e ainda estará, através de um sistema informatizado, se documentando (histórico, memória técnica, laudos, etc. dos equipamentos e instalações) para se precaver em situações de incidentes, acidentes e falhas.
RECURSOS MATERIAIS E RECURSOS HUMANOS
Para a realização dos serviços aqui propostos, a NEUROPHOTO manterá no Hospital, enquanto da vigência do contrato, uma ou mais estações de trabalho, contendo: computador, impressora e demais periféricos para fax, internet, etc. A quantidade de estações e os recursos humanos dependerão do porte da instituição e dos serviços escolhidos da relação anterior, bem como também o ferramental e instrumental necessários para os laboratórios e oficinas. Mas com relação aos recursos humanos, basicamente contarão com 01 engenheiro, 01 supervisor técnico e quantos técnicos de equipamentos biomédicos, técnicos de manutenção, auxiliares e ajudantes de manutenção e auxiliares administrativos forem necessários para o atendimento.
DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS
Levantamento, cadastramento e etiquetagem (se necessária) dos equipamentos;
Implantação do Serviço de Engenharia Clínica, com engenheiros, técnicos, auxiliares administrativos, etc.;
Instalação do Sistema para Gerenciamento de Equipamentos e Manutenção;
Execução dos serviços de assistência técnica interna;
Cadastramento no Sistema para Gerenciamento de Equipamentos e Manutenção (digitação) de setores, departamentos, usuários, áreas de serviços, nomenclaturas e marcas;
Cadastramento dos fornecedores, equipamentos, contratos e serviços gerais;
Emissão e controle das ordens de serviços tanto para serviço interno, externo, contrato ou garantia, para manutenção de equipamentos e manutenção geral;
Análise dos contratos de manutenção existentes para renegociação ou renovação;
Acompanhamento e fiscalização dos serviços encaminhados a outras empresas ou cobertos por contratos de manutenção;
Diagnóstico tecnológico da instituição, apontando as necessidades de mudanças técnico-administrativas, renovações tecnológicas, reformas de equipamentos, transferências, etc.
Levantamento das rotinas de manutenção preventiva, segurança e controle de qualidade dos equipamentos.
Implantação das rotinas preventivas dos equipamentos e controle de qualidade.
Consultoria/Gerenciamento das tecnologias de saúde em todos os seus níveis: planejamento, aquisição, incorporação, instalação, operação, treinamento, manutenção, transferência, obsolescência, renovação e alienação.